CASES
VOTORANTIM CIMENTOS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
O Diário do Pará, um dos principais veículos de comunicação do Estado do Pará, produziu uma reportagem sobre o reaproveitamento do caroço de açaí. Produzida pela equipe da redação online do Diário, com assessoria da Oficina de Comunicação, a reportagem relata o desafio enfrentado pelo Pará para dar destinação adequada ao fruto que é fonte renda para várias famílias, mas que ao mesmo tempo provocava impactos ambientais e sanitários. Isso porque 80% do açaí, como caroço e semente, era descartado em aterros ou encostas de rios, o que gerava custos e poluição. Só na capital Belém os resíduos do açaí correspondem a 50% dos resíduos sólidos produzidos na cidade.
A produção do frutinho roxo, que conquistou paladares no Brasil e no mundo, seguia um processo tradicional, até que a Votorantim Cimentos chegou com um projeto inovador e sustentável. Os produtores não sabiam, mas do lixo pode surgir uma nova fonte de renda. Antes passivo ambiental, o caroço do açaí passou a ser fonte de energia nos fornos e moinhas da fábrica de Primavera (PA). Ele passou a ser coprocessado, substituindo parte do coque de petróleo. Essa tecnologia traz benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Para a reportagem do Diário do Pará, a Oficina de Comunicação acompanhou repórter e fotógrafo, que visitaram a fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Belém. Na unidade, conferiram como funciona o coprocessamento de açaí e entrevistaram o gerente de fábrica, que explicou o processo e relatou os benefícios proporcionados pela iniciativa ao meio ambiente e também aos pequenos produtores de açaí, por meio da geração extra de fonte de renda com a aquisição de um resíduo que até então era descartado de forma irregular.
Foram entrevistados ainda pesquisadores e representantes de órgãos públicos. A reportagem, que também foi veiculada no canal do Diário do Pará no YouTube, rendeu à equipe do veículo online o Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
Confira a matéria:
https://www.youtube.com/watch?v=w3PXp9WMPN4&feature=emb_title